O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, presidirá à sessão de abertura e fará o balanço da implementação da marca e projeção da mesma no futuro. Numa iniciativa do ICNF e da Parques de Sintra a iniciativa, associada à Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP), visa a valorização sustentada dos recursos, produtos e serviços, bem como a afirmação desses territórios como destinos de excelência.

Na fachada do Palácio de Sintra terá lugar a Projecção de um videomapping sobre as áreas protegidas. Está ainda prevista para estes dias uma mostra de produtos e serviços Natural.PT no Terreiro do Palácio. Nela estão presentes 24 expositores em representação das Áreas Protegidas de Portugal. A animação musical ficará a cargo dos Tocá Rufar.

A Natural.PT é uma aposta na biodiversidade e na cultura nacional. Pretende representar um produto integrado associado ao património nacional de exceção. Subjacente está o objetivo da preservação dos valores naturais e socioculturais das Áreas Protegidas e a valorização das atividades e saberes tradicionais de Portugal, tendo em vista a respetiva projeção nacional e internacional.