O novo templo e centro pastoral deverá ser inaugurado ainda em 2015Algueirãoinfo-icon, Mem Martins é freguesia do País com mais população, cerca de 120 mil habitantes. No Algueirão existe a Igreja de São José, mas em Mem Martins a missa realiza-se num anexo sem condições, uma vez que a capela é demasiado exígua, ficando sempre muita gente “de fora” aquando das celebrações.

De acordo com o pároco João Braz a nova igreja representa um investimento de "três milhões de euros". Desta verba, "740 mil euros" têm origem em fundos comunitários. "O resto será suportado pela paróquia de Algueirão, Mem Martins, Mercêsinfo-icon, pela comunidade local, e ainda pela Câmara de Sintrainfo-icon", que já contribuiu com a cedência do terreno (de 5400 metros quadrados). 

Numa primeira fase pretende-se avançar com projetos sociais, como extensão da atividade do Centro Comunitário do Algueirão.

Numa fase posterior está prevista a construção de um espaço polivalente, com 250 lugares sentados, o que implica um investimento de 700 mil euros.