Hotel Netto renasce das ruínas
O Hotel Netto data da segunda metade do século XIX e encontra-se localizado nas proximidades do Palácio Nacional de Sintra, na Rua Conselheiro Segurado. Este edifício histórico agora em ruínas, foi outrora o hotel preferido pelo escritor Ferreira de Castro, hóspede assíduo na década de 1970, tendo aí redigido uma parte da sua obra. Existem também referências sobre a visita do rei de Inglaterra Eduardo VII ao referido hotel, outrora frequentado pela aristocracia e burguesia lisboetas durante as férias de Verão.
Após alguns anos de indefinição acerca da sua recuperação e destino final, finalmente surgiu a boa notícia: o Hotel Netto foi adquirido pela empresa Restelo Azul – Exploração Turística, ligada à mulher do empresário Carlos Saraiva (ex. proprietário dos Hotéis CS) que deste modo vai dar continuidade à sua vocação turística original.
Recordamos que a Câmara de Sintra, anterior proprietária deste imóvel, chegou a ponderar a hipótese de viabilizar a recuperação deste edifício para funcionar como um Hostel, mas esta opção seria de difícil rentabilização face aos elevados custos de reconstrução do edifício que se encontra em perigo de ruína.