Em declarações à agência Lusa Basílio Horta referiu: “Fizemos hoje a transferência e pagámos 28 milhões de euros, o que significa pouparmos de serviço da dívida e juros cerca de três milhões de euros”.

A autarquia vai assim continuar a direcionar verbas - agora oriundas desta poupança em juros - para a requalificação o espaço público no concelho. Só na Área de Requalificação Urbana de Mem Martinsinfo-icon e Rio de Mouroinfo-icon, recentemente aprovada, está previsto um investimento superior 5 milhões de euros.

No respeitante ao Cacém Polis, a Câmara Municipal de Sinta já tinha amortizado cerca de dois milhões de euros, tendo desta feita aproveitado para liquidar os restantes 28,6 milhões de euros ao sindicato bancário composto pelo BPI, BCP e Novo Banco.

O pagamento destas dívidas foi agora tornado possível graças à redução da despesa no último ano. Recorde-se que o valor desta foi de cerca de 123,6 milhões de euros, o que significa uma diminuição de 26,9 milhões relativamente ao ano anterior. 

Igualmente a redução acentuada da despesa corrente (-15,2 milhões de euros) acompanhou a tendência, contrária ao despesismo.