O Táxi no Mundo

Museu do Táxi - LiteiraA história do Táxi no Mundo remonta à Antiguidade e está intrinsecamente ligada á história dos veículos de rodas. Com o aparecimento das grandes cidades da civilização humana e com o advento dos carros sobre duas rodas, surgem os primeiros meios de transporte em que a locomoção se fazia pela força do homem e o Táxi assumia um papel ainda hoje primordial nas grandes cidades da China, através da invenção que dá pelo nome de Riquexó.

Este era um meio de transporte selecto e habitualmente usado pelas classes dirigentes ou pela população abastada, sendo muitas vezes puxado por escravos. Um exemplo da importância deste meio de transporte na Antiguidade pode ser encontrado na Roma Antiga, onde o Táxi assumia a forma de Liteiras, que serviam os habitantes desta grande cidade e eram transportadas por escravos que entregavam o fruto dos seus serviços ao respectivo amo.

Após a queda destas grandes civilizações e com o mergulhar da História no período negro das invasões bárbaras os meios de transporte urbano perdem a sua importância, relegando o Táxi para um período de longa ausência.

Com o progresso que as carruagens sofreram na Idade Média, desta vez puxadas por animais, inicia-se um novo período de desenvolvimento para os meios de transporte que irá dar início ao moderno serviço de transporte de aluguer. Surge então em 1605 na então populada Londres, as primeiras carruagens de aluguer que se intitulavam "hackey". O sucesso deste meio de transporte comercial dissemina-se pela Europa fora, escolhendo sempre as grandes urbes citadinas como espaço privilegiado de adesão. França e Alemanha, vêm surgir esta comodidade citadina com diferentes nomes mas com idêntico sucesso e crescimento. A evolução e o aperfeiçoamento da carruagem puxada a cavalos fomenta a evolução e o crescimento deste serviço de transporte atingindo números elevados para a época e sendo um dos principais motores do crescimento destas cidades.

Com o nascimento dos primeiros veículos automóveis surgem os primeiros táxisinfo-icon motorizados surgindo a primeiro ocorrência na Alemanha, na cidade de Estugarda em 1896. Daí ao nascimento do famoso taxímetro vai uma curta distância e em poucos anos vulgariza-se e rapidamente é adoptado por outras cidades europeias.

Categorias: