Veículos propulsionados a vapor
Nicolas Cognut pode ser considerado o pai do moderno automóvel ao ter iniciado por volta de 1770 - durante o reinado do Rei Luís XV - o desenvolvimento dos veículos propulsionados a vapor, através da invenção de um carro assente em 3 rodas.
A uma estonteante velocidade de 4 Km por hora, que era a velocidade máxima que tal veículo conseguia desenvolver, podemos hoje "homenagear" Nicolas Cognut por ter sido o primeiro acidentado da História Automóvel ao chocar contra uma pedra, amolgando a sua invejável carroçaria. Uma série subsequente de lamentáveis acidentes desmotivou-o de continuar a desenvolver a sua bem-amada invenção.
Após este tímido início em solo Françês assistimos posteriormente à travessia do canal da Mancha e vamos encontrar em 1826 os seus descendentes, locomovidos a vapor, percorrendo as estradas inglesas. Ao mesmo tempo assistimos a um rápido crescimento que se estende a toda a França e à vizinha Bélgica.
Mas o nascimento efectivo do Automóvel só irá ocorrer em 1873, através dos franceses Bollé, pai e filho, com uma série de viaturas ainda a vapor, mas bastante mais funcionais que as anteriores.
Os Motores a Combustão
A invenção do motor a combustão, que fica a dever-se a Daimler em conjunto com Benz, ocorre em 1855 e irá revolucionar a história do Automóvel dando origem ao moderno automóvel a gasolina, munido de um motor de explosão a quatro tempos, mais simples, leve e portátil do que os seus antecessores a vapor.
Mas este aumento de potência não era bem visto pelas autoridades alemãs que rapidamente lhe impuseram os tão famigerados limites de velocidade, sendo há época de 6 Km/hora nas cidades e 12 Km/Hora nas estradas.
Um novo salto surge em 1887 com a invenção do pneumático. Aqui deveremos sugerir um especial destaque à contribuição dos irmãos Michelin ao terem criado o primeiro pneu desmontável em 1895. Tal veio tornar possível que o automóvel rodasse a grande velocidade, pois o ar contido nessas rodas permitia suportar veículos mais pesados.
Daí em diante o automóvel galga, de limite em limite, as barreiras da velocidade atingindo recordes sucessivos:
- 1900 - 64,7 Km/h
- 1901 - 85 Km/h
- 1902 - 100 Km/h
- 1904 - 150 Km/h