A situação parece ter começado no passado mês de Janeiro em Queluzinfo-icon, tendo daí alastrado a outros pontos do concelho, principalmente em zonas urbanas como Cacém e Algueirãoinfo-icon-Mem Martinsinfo-icon.

O alerta surgiu após dezenas de contactos de consumidores informando que pessoas, fazendo-se passar por técnicos dos serviços, pretendiam efetuar análises nas habitações, segundo Guadalupe Gonçalves, diretora-delegada dos SMAS de Sintra.

Não foram, contudo, relatadas tentativas de cobrança de verbas pelas análises, no entanto, como «medida preventiva», os SMAS avisaram que todos os trabalhos são pagos nos seus balcões de atendimento em Sintra, Cacém e Queluz, por multibanco e débito direto, nos postos dos CTT e agentes Payshop.

Em comunicado, os SMAS esclareceram que os seus trabalhadores «estão devidamente identificados sempre que se deslocam para efetuar qualquer tipo de trabalho» e «não efetuam qualquer tipo de cobrança nas habitações dos clientes».

No caso de terem dúvidas acerca da identidade de um funcionário, os consumidores são aconselhados, antes de abrir a porta, a contactar os SMAS de Sintra, pelo número 219119000.