Esta medida camarária visa diminuir as emissões poluentes, no âmbito da terceira fase do programa Zonas de Emissões Reduzidas (ZER).

As restrições serão aplicadas nos dias úteis, entre as 07H00 e as 21H00, à zona 1 - que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa - e à zona 2 - definida pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique.

Está previsto que a partir de Julho de 2016 deixam de poder circular na zona 1 táxis com matrícula anterior a 1996, apenas sendo permitida a circulação a carros com matrícula posterior a 2000 e na zona 2 posterior a 1996. 

Exceções a essas restrições serão os veículos de emergência, de residentes, blindados de transporte de valores e motociclos.

A montagem de filtros de partículas é também uma alternativa. Tem uma taxa de 150 euros e deverá ser aprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.  

O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros, Florêncio Almeida, em declarações à agência Lusa, esclareceu que "os táxis se têm vindo a renovar e [que] as viaturas têm vindo a ser substituídas" por outras mais recentes, pelo que são poucos os carros anteriores a 1992. 

Também Carlos Ramos, da Federação Portuguesa de Táxi, referiu que as restrições impostas pelo município não são "uma situação tão problemática quanto se previa". 

Dos cerca de 3800 táxis da praça de Lisboa, terão de ser substituídos entre 300 e 400. A nível nacional existem 12 mil carros, sendo que destes são anualmente substituídas, em média, 700 a 800 viaturas.

O representante esclareceu ainda que as restrições vão abranger não apenas os táxis que circulam em Lisboa mas ainda aqueles que chegam de outros locais.

Em relação ao próximo ano, em que a medida passa a abranger táxis anteriores a 1996, ambos os responsáveis consideraram que, apesar de mais carros serem visados, "há mais tempo para as pessoas se adaptarem".