“O museu das notícias vai ser uma maneira de ajudarmos as outras pessoas a conhecerem melhor os fenómenos da comunicação, da informação e do jornalismo”, aposta Luís Paixão Martins, promotor do futuro Museu das Notícias, dos Media e da Comunicação.

A Câmara de Sintra cedeu o imóvel no centro histórico, por 20 anos, à associação de Acta Diurna para a instalação do News Museum, num investimento estimado de 1,8 milhões de euros.

O mentor da ideia, Luís Paixão Martins, antigo jornalista e empresário do sector da comunicação, contará com a colaboração de reconhecidos profissionais do jornalismo, para que este museu se torne numa “uma espécie de ‘showroom’ das últimas tecnologias do mundo mediático”. 

Basílio Horta, Presidente da Câmara de Sintra, considerou que o novo projeto é “uma homenagem ao jornalismo e à comunicação social” e que representa um “excelente investimento” para a autarquia e para a associação.  Sublinhou ainda a importância para o turismoinfo-icon, no sentido de potenciar a atracção de novos visitantes para a vila, além de “abrir as portas ao conhecimento” das novas gerações para os episódios de relevo da história do país.

O protocolo agora assinado implica o pagamento pela associação de uma renda mensal de 650 euros.  Esta fica ainda responsável pelo investimento na remodelação do imóvel e funcionamento do museu, que num espaço físico e também virtual pretende apresentar uma história da evolução dos media e das disciplinas do jornalismo. 

O projeto envolverá profissionais, empresas de comunicação e escolas de jornalismo, comunicação e marketing na concepção e gestão dos conteúdos, constituindo um “conselho de curadores” com personalidades do sector.

Será ainda eleito um comité para seleccionar os profissionais que serão objecto de homenagem perpétua do museu. A componente internacional será promovida em colaboração com o Newseum, análogo localizado em Washington.